Homus Tahine

Uma iguaria típica árabe, muito saudável, gostosa e fácil de fazer.

Em árabe, homus significa grão-de-bico e tahine é um creme feito de sementes de gergelim (sésamo), uma excelente fonte de cálcio, fibras, proteína, cobre, manganês,metionina e ômegas 3 e 6. Sendo o grão-de-bico uma leguminosa rica em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, a dupla homus tahine é realmente um prato muito saudável que você pode servir como entrada ou como finger food em festas, passado em torrinhas, em mini panquecas ou para acompanhar cenouras e aipos, como na foto abaixo.

Para facilitar a vida, utilizei o grão de bico comprado pronto, geralmente fica ao lado das latas de milho verde….lógico que não é tão saudável como o comprado cru e cozido em casa, mas se você está sem tempo, vale a pena preparar utilizando o pronto que continuará sendo uma receita ainda muito saudável e leve!

Há..que está fazendo tanto calor que resolvi fazer o meu Homus de Jantar, piquei alguns legumes crus que tinha na geladeira, como a cenoura, pimentão e tomatinhos e pronto! Um jantar leve e refrescante, cheio de fibras e proteína! Há você pode utilizar palitinhos de pepino, beterraba, salsão…qualquer legume da sua preferência que dê para comer cru e se quiser ser menos light, torradas, pão sírio….combina com tudo!!!rs

img_3786

INGREDIENTES:

-2 xícaras de grão-de-bico

-1 xícara de tahine (pasta de gergelim, compra pronto)

-Suco de  2 limões

-2  dentes de alho (sem o fio do meio que é indigesto)

-Sal

-Bicarbonato de sódio (para deixar os grãos de molho, se você for cozinhá-los)

Modo de fazer cozimento:

* Deixe os grãos-de-bico de molho de uma noite para a outra, mínimo 12 hs, com água e bicarbonato de sódio. Troque a água de vez em quando.
* Lave os grãos antes de levar ao fogo em água fervendo. Retire a espuma que se formar durante a fervura. Tempo de cozimento: de 45 a 60 minutos, os grãos devem ficar bem cozidos, ou seja, macios.
* Deixe os grãos esfriarem e não jogue a água do cozimento fora pois pode ajudar se tiver dificuldades para bater no liquidificador.

Modo de fazer liquidificador ou mixer:

* Agora basta bater todos os ingredientes juntos mas a tarefa pode não ser muito simples dependendo da potência do seu eletrodoméstico.
* A dica é bater um pouco de cada vez para no final misturar tudo muito bem.
* O grão-de-bico deve ser batido sem a água mas se parecer muito seco e impossível de bater, use a água do cozimento, mas lembre-se que a sua consistência deve ser cremosa.
* Acrescente o alho , o suco de limão,  o tahine. Ajuste o sal e pronto!

*Leve à geladeira e sirva sobre pães, torradas, panquecas… Pode ser conservado por uns 5 dias na geladeira

Há…não deixe de visitar e se inscrever no Canal do Youtube, lá tem várias receitas também..estou tentando publicar as mesmas receitas no Blog e no Canal….

Espero que tenham gostado!

Se fez e gostou da receita, deixe um comentário!

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário!

Será um prazer, falar com você!

TEMPO TOTAL DE PREPARO: +- 15 minutos

RENDIMENTO: 1 porção bem generosa

 

Anúncios

6 comentários em “Homus Tahine

  1. Solange Coelho disse:

    Bom dia Layla! Adoro suas receitas, estou sempre acompanhando as publicações do blog..
    Quando possível, poste uma receita com peixe (talvez grelhado) e como acompanhamento algo gostoso e de baixa caloria (se é que é possível essa combinação kkkk)…
    Bjos.

  2. Karim Amaral disse:

    Amei!! Vou fazer com certeza!!!

  3. constancia arruda disse:

    primeiro quero elogiar a você pelas receitas postadas que são simples de fazer e uma delicia para saborear.
    gostaria de saber para que serve deixar o grão de bico de molho no bicarbonato de sódio?

    • Layla Vaz disse:

      Olá Constancia!!! Fico super feliz em receber seu retorno positivo! Isso faz com que eu e anime mais a ir em buscas de receitas fáceis e saborosas para ajudar a facilitar a vida das minhas leitoras! muito obrigada mesmo pelo carinho!! Sobre o Bicarbonato de sódio para cozinhar o grão de bico, faz com que o grão fique mais macio e dá ao homus uma textura mais aveludada, mas se você não quiser utilizar ficará delicioso do mesmo jeito!rs Inclusive vou acrescentar está informação na receita..pois acabei esquecendo!! Muito obrigada por comentar! Um beijo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s