SALADA DE COUSCOUS

O Couscous é o prato mais popular do Marrocos e do norte da África. Apreciado no mundo inteiro, é produzido a partir da sêmola de trigo duro e conhecido por sua versatilidade e facilidade na preparação. Pode ser servido quente ou frio: como entrada, salada, acompanhamento, prato principal e até como sobremesa.

Além de toda a praticidade na preparação, o couscous é muito saboroso e fornece vários benefícios à saúde. Confira:

Calorias
Uma xícara de couscous fornece apenas 176 calorias, ou 8% de uma dieta padrão de 2.000 calorias. Ele contém menos calorias em comparação a uma xícara de arroz ou quinoa.

Potássio
O potássio na dieta tem várias funções importantes, incluindo regulação da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. O potássio ajuda a equilibrar o controle de fluido, um fator importante na regulação da pressão arterial. Também auxilia na contração muscular. O coração é um músculo e requer potássio para prevenir arritmias, ou irregularidades dos batimentos cardíacos. Uma xícara de couscous fornece 91 mg de potássio, ou 39 % do valor de 3.500 mg indicado por dia.

Proteína
Consumir uma xícara de couscous acrescenta 6 g de proteína na dieta, ou 12% do valor de 50 g diários recomendados. Outros tipos de grãos normalmente fornecem um nível mais baixo de proteína. Comer proteína é importante para reforçar a construção muscularapós o exercício. Além disso também é utilizada pelo corpo para reparar as feridas e construir enzimas.

Selênio
Uma xícara de couscous fornece 43 mcg de selênio, ou 61% do valor de 70 mcg diário. O selênio é um antioxidante comumente usado para proteger os vasos sanguíneos da aterosclerose, uma doença que provoca o acúmulo de placa e estreitamento das artérias.

Desta forma para quem deseja um prato rápido, fácil, saboroso e ainda saudável ideal para um almoço ou jantar eis uma receitinha deliciosa!!

Salada de Couscous- BLOG PRAZER NA GASTRONOMIA

INGREDIENTES:

-1 xícara de couscous marroquino

– 1 e 1/2 de xícara de água quente

– 1/2 tomate maduro em cubos

– 1/2 pimentão pequeno em cubos

– 1/2 cebola pequena em cubos

– 1/2 xícara de abobrinha em cubos cozida al dente

– 1/2 cenoura ralada grosseiramente

– 1 colher de sopa de azeite

– sal á gosto

– pimenta do reino á gosto

MODO DE PREPARO

– Em uma panela ferva á água, assim que ferver desligue o fogo, disponha o couscous e tampe, deixe descansar por em média 5 minutos e reserve;

– Em um bowl, disponha todos os legumes, tempere com pouco de sal, pimenta e azeite e reserve;

– Em seguida acrescente o couscous já hidratado aos legumes, acerte o tempero se necessário e está pronto!

– Sirva morno ou frio acompanhado de um filé de frango grelhado!

Tempo total de preparo: 10 minutos

Rendimento: 2 porções

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