Tapioca

Hoje irei falar da tapioca que está super na moda e no prato de muitos brasileiros!

A tapioca é feita da goma de mandioca (ou aipim ou macaxeira) hidratada.

Não vai nem um pingo de óleo/gordura na massa, nem no preparo, e nenhum outro ingrediente.

A verdade é que a tapioca é um alimento rico em carboidratos, porém livre de glúten. Além disso, duas colheres de sopa de tapioca (30g, o suficiente para fazer uma porção) possuem 70 calorias, a metade de um pãozinho (que tem cerca de 135 calorias). Nada mal, hein? Para quem sente dificuldade em cortar carboidratos e/ou tem alguma restrição a glúten, é uma ótima alternativa! O segredo, claro, é não exagerar na espessura da tapioca e escolher recheios menos engordativos.

Para facilitar a nossa vida já encontramos a goma hidratada nos supermercados, confesso que já fiz a tapioca hidratando o polvilho doce em casa, achei meio trabalhoso e complicado acertar o ponto de hidratação, acabei desistindo e utilizando a pronta pela praticidade!rs (irei postar a receita no final)

Tapioca pode ser servida como café da manhã, lanche e até mesmo jantar, claro que depende da sua finalidade…se deseja emagrecer ou manter o corpo o melhor é optar por recheios mais leves, mas se vc está querendo uma deliciosa sobremesa a tapioca recheada de  coco ralado e leite condensado é um arraso!rsrs

Sem contar que vc prepara uma deliciosa tapioca em apenas  minutos!

Como estou tentando ser mais ligth, fiz uma tapioca deliciosa porém super leve e comi no jantar!

Utilize o que tiver na geladeira!!

Vamos á receita? 

TAPIOCA- BLOG PRAZER NA GASTRONOMIA

INGREDIENTES:

– 2 colheres de sopa de goma de tapioca já hidratada (comprada pronta)

– 1 fatia de peito de peru em tiras

– 1/2 tomate maduro em cubos

– 1 colher de sopa de queijo cottage

– 1/2 cenoura ralada grosseiramente

– Orégano á gosto

– Pimenta calabresa á gosto

– Sal á gosto

MODO DE PREPARO:

– Em um bowl misture o queijo cottage com a cenoura ralada e orégano, acerte o sal e reserve;

– Aqueça bem uma frigideira anti aderente, logo em seguida disponha as duas colheres de goma de tapioca forrando todo o fundo da frigideira, fique de olho até que perceba que ela de juntou e levante a lateral para ver se a mesma começou a dourar, logo que estiver dourada vire a tapioca com cuidado pois ela é fina e delicada;

– Ao virar a tapioca, recheie a metade com a pasta de queijo e cenoura, disponha o tomate picada, um pouco de sal e em seguida o peito de peru, dobre a tapioca e tampe a panela por  em média 01 minuto, somente para aquecer o recheio, transfira para o prato e sirva quente!!

Tempo total de preparo: 5 minutos

Rendimento: 01 porção

 PREPARANDO A GOMA DA TAPIOCA EM CASA!

INGREDIENTES:

1 copo (tipo americano) de água

500 g de polvilho doce

sal a gosto

MODO DE PREPARO:

– Em uma tigela umedeça 500 g de polvilho doce com o suco coado da beterraba e vá mexendo no polvilho, com as pontas dos dedos até que o polvilho fique úmido uniformemente.

Dica: Se a massa ficar quebradiça adicione um pouquinho mais de água

– Em uma frigideira anti-aderente peneire uma porção do polvilho umedecido até que forre completamente o fundo. Ligue o fogo baixo e deixe que a tapioca se desprenda da frigideira. Vire-a e doure do outro lado.

Tempo total de preparo: 15 minutos

Rendimento: 01 porção

Veja o que melhor te atende e me conte o que achou!!

Anúncios

Suco de Beterraba e Cenoura

Suco de Beterraba com Cenoura lembra minha infância, lembra minha mãe!!

Cresci tomando este suco, por isso acho ele uma delícia!

Minha mãe conta que quando estava grávida de mim ela tomava este suco principalmente a noite!

Segundo ela, durante a noite acordava procurando algo para comer..sabendo disso antes de dormir ela preparava uma jarra do suco e deixava na geladeira, quando acordava no meio da noite ia lá e tomava um copão!rsr

Talvez seja um dos motivos de hoje eu ter tão boa saúde!rsr

Cresci comendo muitas verduras e legumes..o tal do suco verde!? Já cresci tomando!kkk

Estava lá em casa e olhei na geladeira tinha estes dois ingredientes, logo já pensei em fazer!

E como ficou delicioso para este calor ainda!!

Suco de Beterraba e Cenoura- BLOG PRAZER NA GASTRONOMIA

INGREDIENTES:

– 1 beterraba média descascada e cortada em quatro

– 1 cenoura média descascada e cortada em cubos grandes

– 500 ml de água gelada

– Adoçante ou açúcar á seu gosto

MODO DE PREPARO:

– Disponha todos os ingrediente no copo de liquidificador e bata até que não tenha mais pedaços;

– Prove o sabor, se necessário acrescente mais cenoura ou beterraba;

– Se preferir coe ou não

– Sirva gelado

 

DICAS:

Se quiser enriquecer mais seu suco, acrescente substitua a água por suco de laranja natural, ou acrescente maça, folhas de couve e até umas gotas de suco de limão!

Faça variações e veja qual agrada mais seu paladar!!

Rendimento: 500 ml

Tempo total de preparo: 5 minutos 

 

SALADA DE COUSCOUS

O Couscous é o prato mais popular do Marrocos e do norte da África. Apreciado no mundo inteiro, é produzido a partir da sêmola de trigo duro e conhecido por sua versatilidade e facilidade na preparação. Pode ser servido quente ou frio: como entrada, salada, acompanhamento, prato principal e até como sobremesa.

Além de toda a praticidade na preparação, o couscous é muito saboroso e fornece vários benefícios à saúde. Confira:

Calorias
Uma xícara de couscous fornece apenas 176 calorias, ou 8% de uma dieta padrão de 2.000 calorias. Ele contém menos calorias em comparação a uma xícara de arroz ou quinoa.

Potássio
O potássio na dieta tem várias funções importantes, incluindo regulação da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. O potássio ajuda a equilibrar o controle de fluido, um fator importante na regulação da pressão arterial. Também auxilia na contração muscular. O coração é um músculo e requer potássio para prevenir arritmias, ou irregularidades dos batimentos cardíacos. Uma xícara de couscous fornece 91 mg de potássio, ou 39 % do valor de 3.500 mg indicado por dia.

Proteína
Consumir uma xícara de couscous acrescenta 6 g de proteína na dieta, ou 12% do valor de 50 g diários recomendados. Outros tipos de grãos normalmente fornecem um nível mais baixo de proteína. Comer proteína é importante para reforçar a construção muscularapós o exercício. Além disso também é utilizada pelo corpo para reparar as feridas e construir enzimas.

Selênio
Uma xícara de couscous fornece 43 mcg de selênio, ou 61% do valor de 70 mcg diário. O selênio é um antioxidante comumente usado para proteger os vasos sanguíneos da aterosclerose, uma doença que provoca o acúmulo de placa e estreitamento das artérias.

Desta forma para quem deseja um prato rápido, fácil, saboroso e ainda saudável ideal para um almoço ou jantar eis uma receitinha deliciosa!!

Salada de Couscous- BLOG PRAZER NA GASTRONOMIA

INGREDIENTES:

-1 xícara de couscous marroquino

– 1 e 1/2 de xícara de água quente

– 1/2 tomate maduro em cubos

– 1/2 pimentão pequeno em cubos

– 1/2 cebola pequena em cubos

– 1/2 xícara de abobrinha em cubos cozida al dente

– 1/2 cenoura ralada grosseiramente

– 1 colher de sopa de azeite

– sal á gosto

– pimenta do reino á gosto

MODO DE PREPARO

– Em uma panela ferva á água, assim que ferver desligue o fogo, disponha o couscous e tampe, deixe descansar por em média 5 minutos e reserve;

– Em um bowl, disponha todos os legumes, tempere com pouco de sal, pimenta e azeite e reserve;

– Em seguida acrescente o couscous já hidratado aos legumes, acerte o tempero se necessário e está pronto!

– Sirva morno ou frio acompanhado de um filé de frango grelhado!

Tempo total de preparo: 10 minutos

Rendimento: 2 porções

Espetinhos de Legumes

Feliz 2015 queridos Leitores!!

Mas um ano se inicia e com ele muitos planos e objetivos!

E convenhamos, depois de passadas as festas de Fim de Ano acredito que a grande maioria começa o ano querendo perder os quilinhos conquistados!

Janeiro ainda tem um clima de férias..mesmo se estamos trabalhando..é um churrasco ali..uma festinha aqui..

E hoje vou dar uma dica ótima para um churrasquinho!!rsr

Churrasco!!

Sou quase uma viciada, á qualquer dia e hora é só me chamar que eu vou?!rsr

Sou carnívora assumida e gosto mesmo é de carne vermelha ”berrando” sabe?

E pra mim em um churrasco também não pode faltar um arroz branco, farofinha e lógico um molho Campanha ( que é o que chamamos de vinagrete, mas vinagrete é outro molho..sem tomate, pimentão e cebola…em breve explicarei a diferença aqui no Blog)

E como ultimamente estou numa  fase mais leve,  pesquisando na internet encontrei uma ideia bem legal para servir em churrasco para pessoas que são vegetarianas como minha irmã e também para aquelas que querem manter o foco e se manter na dieta mesmo indo em um churrasco!

Fiz num churrasco que oferecemos em nossa casa e foi o maior sucesso até para aqueles que não são vegetarianos e nem ligths!

Neste espetinho utilizei a abobrinha que é rica em nutrientes e dá muita saciedade e os pimentões e cebola, temperado com sal, azeite e orégano ficou delicioso!!

Assim com os espetinhos você fica mais saciada e come menos carne..esquecendo até do arroz e da farofa!rsr

Espetinho de Legumes- Blog Prazer na Gastronomia

INGREDIENTES:

– 1 Abobrinha média em rodelas de 1cm aproximadamente ( corte a rodela ao meio)

– 1/2 pimentão vermelho em cubos médios

– 1/2 pimentão amarela em cubos médios

– 1 cebola roxa em cubos médios e despetaladas

– 12 espetinhos de churrasco

-MODO DE PREPARO:

– Espete os legumes na ordem de sua preferencia, intercalando-os e reserve;

– Na hora do churrasco, disponha os espetinhos na grelha e deixe por em média 10 minutos, virando de vez em quando;

– Na hora de servir, regue com azeite, sal e orégano!

-Hum.fica muito bom!!

– Quanto mais tempo ficar na churrasqueira mais sequinho os legumes vão ficando, desidratando, virando quase um chips de legumes!!

Rendimento: 12 espetos aproximadamente

tempo Total de Preparo: 20 minutos