Etiqueta: Como se comportar á mesa?

Há um tempo atrás postei sobre como montar uma mesa em várias ocasiões e hoje e irei mostrar como devemos nos comportar  quando estivermos sentados á uma mesa num momento de refeição, seja um jantar ou almoço.

Há algumas regras  de como devemos nos comportar, no começo pode parecer um pouco confuso, mas com o hábito tudo fica mais fácil!

Hoje este tipo de comportamento pode não seu útil para você pelo fato de você não frequentar ambientes formais ou até mesmo um jantar como muitos dizem “cheios de frescura”, mas quem sabe no futuro em um jantar ou almoço de negócios?!

Saber como se  comportar em vários ambientes em diversas situações, mostra também o seu grau de cultura!

Começamos então:

1º) EM QUE MÃO SEGURO O GARFO E  A FACA?

A faca sempre fica na mão direita, mas o garfo pode ser utilizado pelas duas mãos.

 

2º) AONDE DEVO COLOCAR OS TALHERES?

Uma vez que a comida for servida e você começar a usar os talheres, eles nunca mais encostam na mesa. Nenhuma parte. Descansam sempre dentro do prato, mesmo quando não usados, como quando você for beber alguma coisa.

3º) GARFO X FACA

O manuseio dos talheres durante as refeições pode ser feito de duas maneiras. A americana diz que se deve cortar os alimentos com a faca na mão direita enquanto segura-se o garfo na esquerda. Ao terminar de cortar, deixe-a descansando na borda do prato com a serra sempre para dentro. Então, deve-se segurar o garfo com a mão direita e pegar os alimentos desejados, sem ajuda da faca. Os canhotos podem continuar usando a mão esquerda. Para cortar mais alimentos, volte a segurar o garfo com a mão esquerda. E ele descansa do mesmo lado pelo qual é levado à boca.

 

4º) GARFO X FACA  (2)

A maneira europeia de manusear os talheres pede que a faca fique na mão direita e que o alimento seja levado à boca pela mão esquerda mesmo, sem a necessidade de trocar de lado. Os alimentos devem ser espetados com os dentes do garfo para baixo e, da mesma maneira, o utensílio fica apoiado no prato. Aqui pode-se ajudar a colocar comida no garfo com auxílio da faca.

 

5º)  PAUSA ( a hora que você não está usando nem a faca nem o garfo)

Na hora de descansar os talheres, o garfo fica no lado esquerdo dentro do prato e a faca no direito. Eles podem se encostar e se cruzar no meio do prato ou não. Faça isso para beber algo ou falar. Não se fala e gesticula com talheres na mão.

 

6º)  CORTAR OS ALIMENTOS

Não corte todos os alimentos de uma só vez. Faça isso à medida que for levando os pedaços à boca.

 

7º)  TERMINEI DE COMER, O QUE FAZER COM O GARFO E A FACA?

Ao terminar a refeição, inverta a posição dos talheres, deixando garfo e faca alinhados do lado direito, na posição correspondente aos ponteiros 3 e 4 do relógio. A serra da faca deve estar sempre para dentro e o garfo embaixo da faca. E nunca empurre o prato.

 

8º)  E OS TALHERES QUE NÃO FORAM USADOS?

Não é obrigatório usar todos os talheres. Os que não foram necessários, ficam no mesmo lugar de origem.

 

9º) AS TAÇAS E COPOS

As taças também são colocadas na ordem da maior para menor, respectivamente de água, vinho tinto e vinho branco, conforme se fizer necessário. Em ocasiões formais, poderá haver ainda um copo em formato Flute, para espumantes. Os copos devem ser segurados pelas hastes, sem deixar o dedo mínimo levantar.

 

Informações do Blog ToB e CHic


Nos próximos post, informações de como se comportar comendo pães, sopas, aperitivos, folhas, massas, peixe e sobremesas moles!

Anúncios

10 comentários em “Etiqueta: Como se comportar á mesa?

  1. cofrao disse:

    Duvida:

    Como alimentar-me de Costelinha de carne suina?

  2. Srmrestarurante@gmail.com disse:

    Muito bom

  3. Republicou isso em Eu Vivo a Melhor Idadee comentado:
    AMEI! TENHO UM E-BOOK SOBRE A ARTE DE RECEBER

  4. Tania Maria Zon disse:

    Gostaria de saber a forma correta num jantar formal , pode ou não tomar medicamentos?
    Quando estivermos tomando wisky e uma pedra de gelo vai para nossa boca, o que devemos fazer?

    • Layla Vaz disse:

      Olá Tânia! Em um jantar formal, geralmente é servido alguma bebida alcóolica, dessa forma caso o medicamento que você utiliza, seja possível interromper por um dia, e você, tenha interesse em beber a bebida alcoólica sugiro que não tome o medicamento, pois sabemos que a maioria dos medicamentos não combinam com bebidas alcólicas. Já sobre o gelo, com auxílio de um guardanapo, retire sutilmente o gelo da boca, mas nunca jogue o gelo de volta da boca para o copo. Espero ter ajudado! Obrigado por comentar! Abraços!

      • andreia cajaiba disse:

        kkkkkkk imagina a pessoa voltar para a taça kkkkkkkkkkk olha não é facil ser chique eu chego em casa toda dura,curto mesmo é espetinho de esquina mesmo.mas não posso recursar jantares com menu,né,,,aprendi muito com suas dicas.

    • Layla Vaz disse:

      Tania, relendo sua pergunta, peço desculpas, pois acho que entendi errado, mas corrigindo, no caso de você precisar tomar um medicamento durante o jantar, você pode pedir licença, se retirar da mesa e tomar o remédio ou como sempre existe uma taça de água na mesa, você pode pedir licença, retirar o remédio da bolsa e tomar normalmente, caso seja um comprimido, após tomar o remédio siga normalmente o jantar.Peço desculpas mais uma vez, pelo mal entendido. Espero ter ajudado! Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s