Utensílios indispensáveis na cozinha

Bem, neste post mostrarei alguns utensílios importantíssimos em uma cozinha, eles possuem muitas vezes a função de facilitar a nossa vida!

Se você ainda não tem alguns, sugiro que providencie logo!rsrs

E garanto que você não irá se arrepender!

1º) Descascador de legumes:

Além de ser mais ágil, ele sempre descasca fininho e evita que metade do legume vá embora com a casca. O descascador também funciona com frutas, faz lascas de queijo parmesão com perfeição, corta abobrinha em fatias fininhas para a salada. Ou seja, um faz-tudo. E o melhor o visual do prato fica perfeito!

2º)  Batedor de arame:

Também conhecido como fouet, o batedor de arame muitas vezes é subaproveitado na cozinha. Geralmente, fica guardado na gaveta e reservado só para bater o chantilly.

Na verdade, ele é excelente para incorporar ingredientes, rapidinho.

Muito melhor do que a colher, além de misturar os ingredientes por igual, os batedores dão leveza às mais variadas preparações.

Com o batedor de arame é possível bater claras em neve, deixar o purê de batatas no ponto e, claro, misturar a deliciosa calda de caramelo com perfeição!

3º) Forma de fundo removível:

A forma de fundo removível, ou fundo falso, é indispensável para quem gosta de assar tortas doces e salgadas em casa.

Elas garantem que você consiga desenformar a torta sem perigo de quebrar.

As formas podem ser baixinhas para tortas de frutas, ou bem altas para aquelas tortas salgadas robustas, de casquinha crocante.

4º)  Pinça para pegar alimentos:

Popularmente conhecida como ” Pegador”.

Você eve investir em uma boa pinça. Sobretubo pelo fato de poder pegar os alimentos sem furá-los.

Se você pega um bife com um garfo, por exemplo, acaba furando a carne e o resultado é um filé mais ressecado.

No caso do salmão, a pinça segura a posta inteira sem quebrar o peixe na hora de levá-lo ao prato.

5º) Pincel de cozinha:

O pincel de cozinha serve para espalhar manteiga e óleo de uma forma muito mais rápida, uniforme e econômica, pois ele reduz a gordura pela metade!

São diversos modelos para uso específico na cozinha e para facilitar a sua vida: o de cabo de inox é mais prático porque vai à lava-louças; o de cerdas de silicone não solta os fios, e o de cerdas tradicionais espalham melhor a manteiga.

6º) Medidores padrão:

Xícara não é caneca e colher de chá não é de café.  Use sempre medidores-padrão: eles são indispensáveis na cozinha e devem estar sempre à mão.

Assim, você não fica tentada a pegar qualquer colher da gaveta e errar a preparação. O que todos os medidores tem em comum é que a xícara-base comporta 240ml. E a colher, 16ml. A partir daí, são medidas fracionadas” Hoje em dia, há opções de tem vários modelos e materiais, como as de inox, que não quebram nunca!

7º) Tigelas:

Seja para deixar os alimentos de molho, para colocar os ingredientes picadinhos ou mesmo para bater a massa do bolo: as tigelas não podem faltar dentro de uma cozinha.

As plásticas, apesar de bastante populares, não são ideais, pois pegam o cheiro dos alimentos.  Já as de vidro são muito pesadas e podem quebrar.  A melhor opção são as de inox por serem duráveis, leves e não absorverem o cheiro. “Um jogo delas é uma mão na roda na hora de preparar as refeições”!

8º) Faca de chef:

“Existem lâminas que acabam justamente onde o cabo começa, a monobloco.  Fuja delas.  Elas podem quebrar!

A lâmina deve ser uma peça única, que entra no cabo, mesmo que ele seja coberto por outro material.

Quando o quesito é segurança, prefira os modelos que têm bojo: É uma espécie de barriguinha, na parte de trás da lâmina.  Ela ajuda a proteger o dedo.

9º)Espátula de silicone:

Uma espátula de silicone é um item multiuso na cozinha. Elas servem para misturar comida na panela quente, para raspar o tacho e o fundo da tigela do bolo. Tem algumas com cabo de inox, outras de madeira e também de plástico.

O importante é que o cabo seja confortável de segurar porque, muitas vezes, você tem que fazer um pouquinho de força com ela. “Panela de brigadeiro fica limpinha antes de chegar na pia

10º) Tábua de bambu:

As tábuas clássicas de madeira são perigosas porque facilitam a proliferação de bactérias, nas cozinhas profissionais o utensílio de madeira é proibido.

são usadas aquelas tábuas de polietileno, brancas, que são ótimas durante uma semana. Aí, elas começam a ficar com um cheiro estranho, vão encardindo e não adianta deixar de molho na água sanitária. Tem também as de vidro, que acabam com a faca”, comenta a apresentadora.

Bactericida natural

A alternativa para acabar com o problema é o bambu, um material ecologicamente correto e que tem ação bactericida natural. Isso quer dizer que além de linda, a tábua é ultra higiênica. O  único cuidado de manutenção é deixar secar em um local arejado e, a cada seis meses, deve-se espalhar óleo mineral. “Óleo mineral que se compra em farmácia. Não custa nada, mas ele dá uma boa revitalizada no bambu.

Existem ainda alguns utensílios indispensáveis!

Em breve postarei mais sobre este assunto!

Um comentário em “Utensílios indispensáveis na cozinha

  1. […] continuidade ao post sitado anteriormente, de alguns utensílios indispensáveis na cozinha : https://prazernagastronomia.wordpress.com/2012/06/18/utensilios-indispensaveis-na-cozinha/, vou citar mais […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s